top of page
Buscar

Como plantar lichia orgânica.

  • lichiasorganicas
  • 23 de set. de 2019
  • 3 min de leitura


A primeira e, talvez, a mais importante etapa no plantio e no cuidado de sua lichia é a escolha das mudas. Mudas vindas de viveiros de procedência, com boa genética são, de maneira geral, mais produtivas e saudáveis, o que acaba facilitando nos tratos culturais. Porém, o que fazer após a escolha das mudas?


Escolha do Local


A primeira etapa é a escolha do local. Lichias são plantas de climas subtropicais úmidos, com precipitação em torno de 1.500 mm anuais, bem distribuídos ao longo do ano. Elas gostam de solos bastante úmidos, mas não encharcados, que tenham uma boa profundidade e que contenham bastante matéria orgânica. De preferência, o local definitivo da planta deve ser de Sol pleno.


A Cova


A segunda etapa está em fazer a cova para colocar a muda. Esta deve ser dimensionada pensando no tamanha da árvore. Tenha em mente que a lichia é uma planta de porte grande, podendo chegar até seus 15 metros. Logo, ela precisa de espaço para suas raízes se desenvolverem. Além de que uma cova adequada facilita o enraizamento e melhora a absorvição de nutrientes, melhorando o desenvolvimento da planta. Para tanto, faça uma cova com dimensões de 1 m x 1 m x 1 m, ou de, pelo menos, 0,6 m x 0,6 m x 0,6 m.


Espaçamento entre as plantas


Como a lichia é uma planta que fica bastante alta, ela não deve ser plantada perto de construções. Já o espaçamento entre pantas vai variar bastante, dependendo da variedade que você adquiriu e do espaço disponível que se tem no terreno. Não é uma ciência exata. Há plantações com espaços de 10 m x 10 m, o que resultaria em 100 plantas por hectare (1 hectare = 10.000 m²). Porém, existem espaçamentos mais adensados, como 8 x 8 m, 8 x 4 m, 6 x 6 m, 6 x 4 m, e até mesmo 3 x 4 m. O espaçamento que for escolhido terá seus desafios e tratos específicos.


Adubação


A adubação é fundamental para o bom desenvolvimento da lichia. O adubo, de origem orgânica, deve ser colocado no fundo da covo, cerca de 2 kg de material. Este por sua vez de ser coberto com um pouco de terra do buraco para que as raízes da muda não entrem em contato imediato com o material. O adubo pode ser da escolha particular de cada um, como por exemplo, esterco de galinha ou peru, esterco de vaca, húmus, etc.


Período de Plantio


A melhor época pra o plantio é no começo da primavera, quando as chuvas começas a se normalizar e o solo está mais úmido. Isso ajuda no estabelecimento da planta no novo ambiente e como, ainda, não está muito quente a planta não sofre com a mudança.



Dica 1: A adubação pode ser parcelado em dois períodos, pois o adubo orgânico age por períodos mais longos. De preferência coloque depois da colheita das frutas, entre janeiro e fevereiro e a segunda dose seis meses depois.


Dica 2: Após plantar sua muda coloque em volta da mesma uma boa quantidade de material vegetal seco, deixando um espaço ao redor da planta. Isso ajuda a melhorara a qualidade do solo e mantém a umidade, além de evitar o aparecimento de ervas daninhas ao redor da planta jovem.


Dica 3: Evite plantar lichia de sementes, procure viveiros com plantas enxertadas ou clonadas. Elas dão mais rápido, em cerca de 3 a 5 anos já estão produzindo, já lichias de sementes só vão produzir depois de 15 anos ou mais.


Dica 4: Procure uma variedade de lichia que se adeque mais a sua região. Hoje existem muitos tipos da fruta que podem ir melhor em uma região do que na outra. Falarei mais a respeito em um post futuro.


 
 
 

Comentarios


bottom of page