Qual a origem da lichia?
- lichiasorganicas
- 5 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de set. de 2019

Por ser originária da China, ela foi a pioneira em sua produção. Lichias têm sido plantadas deste o século dois antes de Cristo, entretanto registros não oficiais remontam desde 1766 a.C. Na era Cristã, foram registrados cerca de 16 cultivares em Guangdong em 1034 e 30 em Fujian em 1059. No entanto, 17 anos depois, no ano de 1076, haviam 100 cultivares em Fujian e um numero similar em Guangdong.
Existem indícios que os cultivadores chineses conseguiam distinguir os melhores tipos de cultivo em várias localidades, como nas planícies, nos morros ou em bancos de diques, até o século dois antes de Cristo. Porém, não há informações acerca de como, quando ou por que eles selecionaram certas seleções.
Alguns cultivares na China têm uma história bastante longa, enquanto outros são de origem mais recente. Indícios afirmam que variedades como Sum Hong, Haak Yip, Kwai May, No Mai Chee, Wai Chee e Seong Sue Wai existem ha mais de 600 anos, enquanto outras como Bah Lup, Heong Lai e Tim Naan exitem a cerca de 300 anos. Outros cultivares são ainda mais recentes, como é o caso do Souey Tung, que existe a 100 anos.
Com as explorações europeias a lichia se espalhou por diversas parte do mundo. No final do século XVII a lichia foi introduzida em várias regiões tropicais e subtropicais. Atualmente ela se encontra, principalmente, entre os 15° e 35° de latitude, na maioria dos países. Os principais produtores da fruta são os países asiáticos, sendo a China a maior produtora. Outros grandes produtores da fruta são Índia, Tailândia, Madagascar e África do Sul. Outros países com uma produção substancial são Austrália, Indonésia, México e Estados Unidos.
E no Brasil?
No Brasil, as primeiras mudas de lichias chegaram ao Rio de Janeiro em 1810, dentro do Jardim Botânico. Porém, produção comercial da fruto só foi acontecer na década de 1970, por Ikudo Maeda. Pioneiro da produção no país, se destacou como produtor comercial no município de Bastos, São Paulo. Este estado, inclusive, é o maior produtor de lichia do Brasil. Atualmente, plantios comercias também vêem ocorrendo em outros estados da nação, em especial Paraná e Minas Gerais.
Fontes:
Comentários